2 de jan. de 2009


"Carlos V, imperador, aconselhava a falar:
Com Deus em espanhol, com os amigos em francês, com os inimigos em alemão, com as damas em italiano. Mas se Carlos V conhecesse a língua russa, diria, certamente, que em russo se pode falar com todos: com Deus, com os amigos, com os inimigos, com as damas, porque a língua russa tem a majestade do espanhol, a vivacidade do francês, a força do alemão, a leveza do italiano e, além disso, a riqueza, a expressividade e a concisão do latim e do grego".

Mikhail Vasilyevich Lomonosov

Quando Mikhail diz que Carlos V aconselhara a falar com seus inimigos em alemão,esta escolha, não fora feita devida a articulação secundária paladar( que distingue os sons "duros e suaves") da língua alemã. Escolhera, devida a trajetória histórica alemã e sua postura politico-militar,mostrando que as pessoas, com suas tradições orais e seus valores culturais, esculpem a sua língua e a fonética regional.Achei super interessante este comentário,pois tenho uma fascinação por diferentes culturas.

Particularmente...
Tenho uma afeição pela cultura italiana.Como sempre exemplifico, minhas reuniões de família são neste estilo. Esta é uma tradição que não gostaria que se perdesse com as novas gerações.
Família, é o meu alicerce. Acho legal os meus pais terem valorizado este conceito, pois, tenho vários amigos com uma aspirante carreira profissional, mas falta de um "porto" é algo que nenhum sucesso profissional "paga".



Nenhum comentário:

Postar um comentário